.


Índios e cowboys


Nasci durante uma guerra que não me afectou directamente, mas afectou a minha maneira de pensar, durante muito tempo. Falo da Guerra Fria.


Desde que me lembro, sempre me fizeram crer que os americanos eram “bons” e os russos eram “maus”, desde os desenhos animados que via em criança, passando pelos filmes depois, que me mostravam heróis americanos e vilões russos, desportistas americanos (que ganhavam sempre!), contra desportistas russos sempre de aparência superior e insensível (que faziam batota, e mesmo assim perdiam), claro que para mim, e para toda a gente que absorveu essa “propaganda” os americanos eram os maiores, quem não queria ser um “Rambo”? Pois bem, à medida que crescemos, vamos fazendo uma melhor distinção entre informação e ficção, mas quando somos miúdos em frente ao televisor, identificámo-nos sempre com os heróis e queremos sempre ser como eles, e isso enraíza-se. Qual era o miúdo que a jogar aos índios e cowboys queria ser índio? Nenhum! Até mais tarde se aperceber que os índios só estavam a defender os seus territórios, mas aí já não tinha idade para brincar aos cowboys.


Deixo os “filmes” agora de lado para me dedicar ao assunto que me fez escrever sobre este tema, ouvimos o presidente Putin dizer que não vai deixar que os americanos instalem os interceptores nem os radares no Leste Europeu (Polónia e Rep. Checa), e todos ficamos apreensivos. Ouvimos também um representante do governo americano dizer que o escudo anti-míssil nada tem a ver com a Rússia, servirá de protecção à Europa de um potencial ataque proveniente do Irão, ora não é preciso ser barra em geografia para perceber que, Polónia e República Checa não são, de todo as melhores localizações para colocar um escudo de protecção de ataques vindos do Irão com intuito de atingir a Europa, agora, se forem provenientes da Rússia, sem dúvida alguma que são pontos estratégicos ideais.


Se um vizinho do lado erguesse um muro de três metros virado para mim e me dissesse que era para se proteger do vizinho da frente, eu também ficava desconfiado.

0 Responses to “Índios e cowboys”

Enviar um comentário



© 2006 . | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.

make money online blogger templates